Avançar para o conteúdo principal

Vitor Hugo Salgado e o Covid-19 em Vizela | Artigo de Opinião

O Covid-19 é o tema que tem sido frequentemente abordado pela mídia. As noticias trazem dissabores porém Portugal tem conseguido manter a sua postura e integridade apesar do aumento exponencial do numero de casos.
Por vezes criticamos os nossos governantes pelas medidas que tomam e cobramos o melhor deles, é justo? Claro que sim, mas por vezes criticamos simplesmente por seguirmos cegamente uma ideologia politica, eu não tenho partido e não sou militante em nenhum. Deste modo não gosto de ver a politica como uma partida de futebol, onde apoiamos a nossa equipa e torcemos para que a outra saia derrotada. Na politica estamos todos na mesma equipa, somos todos portugueses, o bem estar geral deve ser preservado.
Desde que me foi concedido o direito/dever de votar, sempre o fiz como todo o cidadão deveria fazer. Recentemente tenho estado mais presente nas redes sociais onde vi que o nosso presidente (presidente da câmara de Vizela) está a ser duramente criticado por certos extremistas nas suas publicações, tanto como em algumas publicações da pagina do Facebook da câmara de Vizela e também em noticias que a Radio Vizela lança constantemente.
Eu reflecti e acabei por chegar a uma conclusão clara, tenho de o parabenizar, neste ínfimo tempo que esteve a exercer a sua função na câmara municipal de Vizela têm reconstruído a cidade, não apenas fisicamente, como também social e culturalmente. Estas mudanças foram sem duvida positivas para a população em geral porque sempre se preocupou com o bem-estar de todas as faixas etárias da população e arranja soluções para problemas complexos de modo a tentar melhorar a cidade para todos os seus habitantes, isto foi um pequeno à parte visto que o elogio que lhe tenho a dar neste momento é sobre a atitude que tomou, mesmo antes de accionar o estado de emergência o mesmo estimulou campanhas no sentido de sensibilizar a população a permanecer nas suas habitações e evitar o mínimo contacto social possível, desta forma agiu passiva e activamente  para evitar a propagação da pandemia.
Devido ao isolamento as pessoas viram-se obrigadas a consumir mais conteúdo em suas casas e tendo em consideração isso, tomou a iniciativa de promoverem vídeos em directo na pagina do Facebook da câmara municipal de Vizela onde coloca actividades para quem está em casa disperse um pouco e possa melhorar a sua psique nesta época em que a saúde mental deve ser preservada, visto que o isolamento social pode ser nefasto para a população em geral tendo mais impacto na população que sofre com doenças de foro psicológico.
Cuidou da população mais idosa, digno de respeito visto que muitas pessoas esquecem-se que foram devido ao trabalho destes homens e mulheres que ao batalharem arduamente muitas vezes com ordenados baixos e mesmo assim edificaram os pilares do pais que hoje vivemos, criaram uma democracia onde podemos pensar e agir de uma forma livre sem medo de censura entre cravos e sorrisos, hoje a sua liberdade foi temporariamente retirada mas para a protecção destes guerreiros, e pessoalmente peço para não criticarem as pessoas mais idosas de uma forma tão rígida vamos ter empatia e lembrar que lhe foi retirada a possibilidade de estudar e deste modo não vêm a gravidade do mundo da mesma forma que nós. Mas na verdade de que serve um diploma se não temos ao menos a capacidade de empatia, para compreendermos e tentar educar da melhor forma estas pessoas, todos podemos melhorar temos é de saber aprender e admitir as nossas próprias falhas.
Pessoas que andam pelas ruas à procura de incumprimento do estado de emergência por favor acalmem-se, por vezes ter bastante alcance nas suas redes socais pode ser positivo para o seu ego, mas estão-nos a por em perigo do mesmo modo que os restantes e peço que se lembrem que infelizmente nem todos têm a possibilidade de ficar em casa porque trabalham em áreas essenciais para o funcionamento do pais e para o vosso que mesmo estando em casa dependem das industriais de retalho e também dos profissionais de saúde, a quem também deixo um agradecimento muito especial por lutarem por todos nós em condições miseráveis sabendo que no final desta pandemia deixaram de trabalhar para o SNS e passaram a cair em esquecimento como o estado fez até hoje. 
Admito, este presidente tem sido incansável no seu trabalho, podemos deixar as campanhas politicas para outra altura? O que este grande homem está a fazer apenas mostra que é o líder que precisamos neste momento, é inegável ver que o seu trabalho tem sido benéfico para a nossa cidade e para a sociedade em geral.

O meu muito obrigado Vitor Hugo Salgado.


Este artigo foi escrito por: Rúben Baptista estudante de Psicologia na Universidade Lusófona do Porto.




Vizela pondera providência cautelar para encerrar ETAR de Serzedo ...
Vitor Hugo Salgado - Presidente da Câmara Municipal de Vizela






Notícia em áudio: https://www.facebook.com/ForteOpiniao/videos/3186547641356693

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Desigualdade de Géneros | Artigo de Opinião

A desigualdade de géneros é um tema que está a ser debatido na actualidade, esta temática pode ser abordada e compreendida de várias formas. O tema desigualdade de géneros pode ser subdividido em tópicos, sendo mais abordados os seguintes tópicos: ⦁ Desigualdade Salarial ⦁ A precariedade ser superior no sexo feminino ⦁ Taxa de desemprego de jovens ser superior no sexo feminino ⦁ Os cargos de maior prestigio serem ocupados por mulheres ⦁ Assédio sexual no trabalho ⦁ Tarefas domésticas recaem, sobretudo, sobre o sexo feminino ⦁ Educação e licenças de parentalidade equivalentes O primeiro tema que abordei foi a desigualdade salarial, "Uma mulher ganha menos 2464 euros por ano do que um homem." esta afirmação foi retirada do jornal electrónico  Observador  fundado em António Carrapatoso, José Manuel Fernandes e Rui Ramos no dia 19 de maio de 2014. Na minha opinião, a desigualdade salarial em função do género é fruto da ignorância e do sexismo exerc

Existem 19022 casos positivos, sendo 657 óbitos e apenas 519 casos recuperados.

Num país com 10 milhões de habitantes qualquer numero mesmo que ínfimo pode ser amedrontador, neste momento portugal conta até ao momento 19022 casos positivos, ocorrendo 657 óbitos e apenas 519 pessoas recuperaram, aguardam ainda resultado laboratorial 4805 pessoas. Neste momento 1284 casos estão em internamento estando 222 na unidade de cuidados intensivos. Locais mais afectados As cidades mais afectadas pelo Covid-19 pertencem todas á região norte de Portugal continental, as 5 cidades mais afectadas são o Porto) em primeiro lugar com 1017 casos), seguido de Vila Nova de Gaia (com 972 casos), Matosinhos (com 845 casos), Braga (com 798 casos) e Gondomar (com 797 casos). Vizela até ao momento teve 34 casos confirmados. População de risco Os idosos têm mais probabilidade de contrair a doença e apresentarem mais complicações com a doença, porém, em Portugal a faixa etária que foi mais afectada pelo Covid-19 foi entre os 40 e os 59 anos, tendo 6599 dos casos entre o total de

A População Portuguesa

Somos todos os dias informados pela midia que Portugal é um país desenvolvido e como tal a sua população tende a seguir um padrão demográfico semelhante a outros países desenvolvidos (com a taxa de natalidade inferior à taxa de mortalidade). É de conhecimento geral que a natalidade em Portugal é baixa mas poucos verificam esta realidade com dados fidedignos que pode comprometer a sua veracidade, para que isso não aconteça decidimos trazer alguns dados que foram recolhidos em tempo real sobre a população portuguesa. (Os dados são retirados do site http://countrymeters.info/pt/Portugal e foram recolhidas dia 12/06/2018) Como podemos verificar nascem 38699 pessoas mas morrem 46968, ou seja, portugal está a passar por uma fase onde a mortalidade é superior à natalidade. Portugal tem de adotar uma politica natalista para evitar que a população continue a diminuir. (Os dados são retirados do site http://countrymeters.info/pt/Portugal e foram recolhidas dia 12/06/2018)